No dia 1º de abril, completaram-se 48 anos do Golpe Militar que instaurou a Ditadura Militar no Brasil, regime político que perdurou durante 20 anos – de 1964 a 1984 – no país. Assim como em outras cidades brasileiras, Santa Maria também realizou um Ato Público nesta segunda-feira, dia 03 de abril, na Praça Saldanha Marinho, para relembrar a data e reivindicar a abertura dos arquivos militares da época.

Fotografias de pessoas desaparecidas, performances teatrais encenando atos de tortura e leituras de relatos de violência física e psicológica cometida pelos militares chamaram a atenção de quem passava pela praça. A população também recebeu panfletos explicativos sobre o Ato.

A iniciativa foi organizada pelo Comitê Santa-mariense de Direito à Memória e à Verdade que reúne integrantes de diretórios acadêmicos dos cursos de Direito, História e Arquivologia da UFSM, além do DCE, Assufsm e Sedufsm. O comitê foi formado no ano passado, realiza reuniões quinzenais e é aberto ao público. O objetivo do grupo é fomentar o debate acerca da Comissão da Verdade que trata da abertura dos arquivos relacionados à ditadura. Integrantes do Comitê destacaram a importância da população estar informada e mobilizada acerca do tema e lembraram que Santa Maria e municípios da região também tiveram torturadores e desaparecidos políticos. “É importante que este episódio não seja apagado da memória coletiva do país”, disse um membro do Levante Popular da Juventude, entidade que também estava presente no ato.


O Macondo Coletivo participou da organização do evento, por meio da cientista social Francine Nunes, que integra o Comitê, e fez registros em foto e vídeo por meio da equipe da Comunicação do Coletivo.

Assista ao vídeo-pílula produzido e clique aqui para ter acesso ao registro fotográfico.

Anúncios

»

  1. Anônimo disse:

    bando de puxa saco de terroristas, lambe botas de comunista!
    pq não encenaram os atentados covardes e as mortes de inocentes que a turma que vcs babam ovo fizeram?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s