Por Silvana Dalmaso e Gabriela Belnhak

Uma noite variada musicalmente. Assim foi o Grito Rock Santa Maria, que aconteceu na quinta-feira, dia 08, no Macondo Lugar!

Foto: Renan Mattos

Antes dos shows, o público foi convidado a subir ao segundo andar do bar para conferir o Grito EnCena. Luise Scherer, do Cenário Coletivo, apresentou a esquete teatral “Gota e Barro”, adaptada de um trecho do espetáculo “Quando Fecho os Olhos”. A performance, que também contou com projeção de imagens, consiste na sensorialidade, na música e no movimento, uma quase dança da personagem que parece estar sempre à procura de um sentido.

O GritoEnCena mostrou que o Grito Rock é um Festival de artes integradas que procura contemplar variadas linguagens, como o teatro e o cinema. No dia 05, ocorreu a exibição do longa “Bollywood Dream” na Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria em parceria com o Cineclube Lanterninha Aurélio.

No GritoEnCena, "Gota e Barro", com Luise Sherer. Foto: Silvana Dalmaso

Depois do teatro, a música tomou conta do palco. Tocando pela primeira vez no Macondo Lugar, a santa-mariense Paris em Chamas abriu a programação musical do Grito Rock e apresentou ao público o trabalho de uma banda nova, que já se lançou com músicas próprias e muita vontade de tocar na cidade e fora dela. Em entrevista ao Macondo Coletivo, o quarteto destacou que a proposta da banda é trabalhar de forma coletiva – um coletivo de arte, que tem por objetivo agregar pessoas e ideias para valorizar e investir no trabalho da banda e dos profissionais envolvidos.

A Paris em Chamas foi a primeira banda a se apresentar no Grito. Foto: Jéssica Martini

Em seguida foi a vez da caxiense Greek van Peixe abusar dos teclados e colocar o público para dançar com as músicas inspiradas nos videogames e na psicodelia. A banda tocou os sons do álbum “8-bit Wonder”, de 2010, e duas músicas novas que vão fazer parte do EP virtual, a ser lançado ainda este ano. O quarteto, que faz música desde 2008, ficou satisfeito com a resposta do público de Santa Maria: “Apesar do calor, foi muito legal vir tocar aqui”, declarou o baterista Alisson Andrighetti.

A Greek e o Coletivo ManiFestaSol se envolveram na produção do Grito Rock Caxias do Sul, por isso sabem bem da importância de festivais como esse para a valorização e circulação do trabalho autoral das bandas. “Existe toda uma integração no Festival, não é só chegar e tocar. Tem a organização da comunicação, da hospedagem – vai além da música”, observa o vocalista e tecladista, Breno Dallas.

O gamer-rock da Greek Van Peixe, de Caxias do Sul. Foto: Jéssica Martini

A banda Tereza, que já havia tocado no Macondo Circus 2010, subiu cheia de energia no palco do Macondo.  Os meninos de Niterói (RJ) tocaram as canções do EP “Onça”, mais recente trabalho da banda, e também apresentaram músicas novas como “Máquina Registradora” e outras, ainda sem nome, que irão compor o próximo álbum – o qual já está sendo gravado. A Tereza começou por Santa Maria a Rota Transul que inclui shows em Porto Alegre, Criciúma, Curitiba (PR), São José e Rio do Sul (SC).

Banda Tereza inicia a Rota Transul em Santa Maria. Foto: Renan Mattos

Quem esteve presente também foi a Distro Fora do Eixo do Macondo Coletivo. A Banquinha já conta com CDs das bandas Tereza e  Greek van Peixe. Enquanto não fica pronto o primeiro álbum da Paris em Chamas, você encontra adesivos e bottons da banda.

A casa verde não estava lotada, mas quem foi, de fato, curtiu e dançou como se não houvesse amanhã!

Fiquem ligados no blog do Macondo Coletivo para saber das nossas próximas ações e das parcerias com outros coletivos da cidade. Movimentação cultural se faz em conjunto. Agradecemos às bandas, aos fotógrafos – que deixaram sua marca com esse belíssimo registro – e a todos os profissionais envolvidos. Santa Maria gritou rock, bebê!

Clique aqui e veja todas as fotos do Grito Rock Santa Maria ’12.

Sobre Macondo Coletivo

Associação de Produtores Independentes Macondo Coletivo.

Uma resposta »

  1. Anônimo disse:

    grito em cena e bollywood dream = unicas coisas aturáveis desse grito!

Deixe um comentário