Espetáculos gratuitos em bairros, na praça, no Parque Itaimbé, mostra noturna no Espaço Cutural Victorio Faccin e no Theatro Treze de Maio. Descentralizar a programação foi um dos objetivos da 4ª edição do Festival de Teatro de Santa Maria, o FETISM, que começa na próxima quinta-feira, 04 de agosto.

A atual edição do FETISM consolida o festival como um importante evento para a cultura de Santa Maria e região. De 04 a 11 de agosto  o evento irá apresentar, além dos espetáculos cênicos, oficinas, exposições, filmes e encontros.

Cartaz FETISM. Arte: Elias Maroso

De 2008 – quando ocorreu a primeira edição do Festival, com quatro espetáculos – para cá, o FETISM cresceu. Na segunda edição, em 2009, o número de espetáculos aumentou e a praça Saldanha Marinho também recebeu apresentações. No ano passado, o Festival deixou de ter caráter competitivo e se tornou uma mostra nacional e internacional, contando com oito espetáculos na programação e participação de um grupo teatral da Argentina. Nessa terceira edição também foi lançada a 1ª Mostra de Teatro de Rua de Santa Maria.

Em 2011, a proposta do FETISM de levar teatro a espaços menos convencionais se concretiza com a II Mostra de Teatro de Rua, que vai apresentar espetáculos gratuitos a diferentes bairros de Santa Maria, além de apresentações na praça Saldanha Marinho e no Parque Itaimbé. A Mostra de Rua será realizada por grupos de teatro de Santa Maria, como EntreLinhas e Cia Retalhos de Teatro, e de São Paulo, caso do Santa Víscera.

O 4º Fetism também apresenta uma programação voltada a estudantes e artistas ligados às artes cênicas. Cinco oficinas, ministradas por profissionais de Porto Alegre, São Paulo e Buenos Aires, estão sendo ofertadas pelo Festival: Trilha Sonora para Teatro; Conceito e Criação de Figurinos para Teatro; Da Dança à Construção da Dramaturgia do Ator; Gestão de Projetos Cênicos e Técnica Circense.

Teatro a La Carte, do Santa Víscera, uma das atrações do FETISM. Créditos: Victor Moriyama

As inscrições podem ser feitas no SESC, espaço que sediará a exposição Desenhos de Cena, composta por elementos que compõem a cena teatral movimentada pelo Palco Fora do Eixo Santa Maria. A mostra abre no dia 04, às 19h, e se estende até o dia 05 de setembro.

De 05 a 09 de agosto, a Mostra Noturna, que conta com espetáculos de Santa Maria, São Paulo e Buenos Aires, ocorre no Espaço Cultural Victorio Faccin, com ingressos a R$ 8,00 para público em geral e R$ 4,00 para estudantes, idosos e profissionais da área. No dia 10, o Theatro Treze de Maio recebe o show de variedades Cabaré. A entrada é um agasalho ou um quilo de alimento.

Junto à programação do FETISM acontece, de 09 a 11 de agosto, o 1º Encontro Nacional do Palco Fora do Eixo (PFE) com mesas de debate sobre gestão cultural, artistas cênicos em rede e políticas públicas e alternativas de fomento. Toda a programação do Encontro será realizada no SESC.

O 4º Festival Independente de Santa Maria é uma iniciativa do Macondo Coletivo e Palco Fora do Eixo.

Acesse o folder on-line: http://va.mu/C76T

Anúncios

Sobre Macondo Coletivo

Associação de Produtores Independentes Macondo Coletivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s