Carlos Alberto Franzoi é artista plástico e ao longo de sua carreira já trabalhou com cinema, teatro e realizou perfomances diversas. Pessimistas afirmam que não se vive de cultura no Brasil, mas Franzoi não partilha totalmente desta visão. Leva a vida ensinando – é professor da Universidade de Joinville – e produzindo arte. Em 2009 virou promotor artístico, ao aceitar o cargo de coordenador do Museu de Arte de Joinville. Desde 2010 é curador do projeto Rumos Visuais, projeto do Itaú Culturalresponsável por mapear a cena cultural do país, e que chega pela primeira vez a Santa Maria.Apesar de ter seu sucesso assentado nas diversas atividades que exerce, a partir 1999 a carreira de Franzoi teve um impulso. Foi nessa época que o artista inscreveu-se no projeto do qual hoje é curador. Graças ao Rumos Visuais, seu trabalho percorreu museus e galerias do Brasil entre 1999 e 2000. Desde então, sua carreira cresceu em visibilidade e possibilitou exposições até mesmo no exterior.

Franzoi chegou a Santa Maria na última sexta-feira para conhecer a produção de artistas visuais da cidade. Apesar de não constar no cronograma inicial dos municípios mapeados na região Sul, pela qual é responsável, ele resolveu incluir a cidade ao seu itinerário. O curso de Artes Visuais da UFSM foi uma das causas de sua vinda, e que se mostrou acertada. A maioria dos cerca de trinta portfólios recebidos era de artistas ligados ao curso da federal.

“Gostei muito do trabalho de Santa Maria. Notei que existe muita produção, mas ao mesmo tempo parece que os artistas não percebem isso, o que acaba desestimulando”, afirma. E foi justamente para estimular a participação de artistas locais que o curador foi ao Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM para divulgar o edital do Rumos Visuais. Além de passar pela universidade, Franzoi visitou a Sala Dobradiça, o grupo Arte Pública e acervos particulares. No sábado passado, participou do programa de webrádio Onda Anômala, que a partir de amanhã estará disponível aqui no site do Macondo Coletivo.

Foto: Bibiana Campos

Aloisio Licht, formado em Desenho e Plástica (atual Artes Visuais) em 2005, é um dos que pretendem se inscrever no projeto, com seu trabalho “Bestiário Contemporâneo”. Aloisio considera a ida de artistas para outras cidades um empecilho no desenvolvimento da produção local.“Santa Maria está muito atrás de Porto Alegre, em termo de artes. Se for comparar com Rio de Janeiro e São Paulo, a diferença é enorme”, avalia. Mesmo com os problemas enfrentado, acredita que houve progresso nos últimos anos. Um deles é o surgimento da Sala Dobradiça, da qual ele faz parte, e que também foi um dos motivos da vinda de Franzoi para Santa Maria.

Não é a primeira vez que a cidade faz parte do Rumos, é bom lembrar. Augusto Paim, acadêmico de Comunicação Social da UFSM, já foi selecionado para Rumos Jornalismo Cultural em 2004. Ano passado, o projeto “Pandorga da Lua” foi contemplado pelo Rumos Música Infantil, pelo qual se apresenta até 2012.

Uma conquista nos Rumos Visuais seria, de certa forma, inédita. E, também, um reconhecimento para uma cidade que, além de ter uma diversificada produção artística atual, é berço de artistas do naipe de Carlos Scliar e Carlos Vergara, além de ter formado artistas como Daniel Acosta.

As inscrições para o Rumos Visuais vão até 29 de maio. No final do processo seletivo, os 45 artistas aprovados farão uma exposição coletiva em São Paulo, além de mostras itinerantes ao longo de 2012. Os selecionados também podem vislumbrar um futuro mais próspero, em um país que talvez não desdenhe mais tanto sua produção cultural.

Texto: Diogo Figueiredo
Anúncios

Sobre Macondo Coletivo

Associação de Produtores Independentes Macondo Coletivo.

Uma resposta »

  1. […] dos selecionado pela primeira vez, quando Carlos Franzoi, um dos curadores do projeto, passou por Santa Maria para conhecer a produção local e estimular a inscrição de artistas […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s