O sábado, dia 4 de setembro, começou agitado para o pessoal do Macondo Coletivo. Ainda pela manhã parte dos integrantes do grupo participou de uma conversa muito interessante com Rafael Rolim e Leonardo Barbosa, do Massa Coletiva (SP). Os dois visitantes compartilharam um pouco das experiências do coletivo de São Carlos. Contaram a trajetória e como é a rotina dos seus integrantes. Sim, é possível viver da arte, é o resultado da fala da dupla. Não existe fórmula pré-moldada, explicam. Os participantes fizeram várias perguntas e a conversa rolou solta até a chegada das pizzas. Já era hora de almoçar.

Por volta das 14h o grupo foi para o auditório da Cesma (Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria), onde seria apresentada a mostra de videoclipes do Santa Maria Vídeo e Cinema, evento que está em sua 9ª edição e que incentiva o cinema em Santa Maria. Muitos clipes e algumas risadas depois a comitiva composta por “coletivares” do Macondo Coletivo, Massa Coletiva e produtores ligados à Pão com Ovo (Porto Alegre) foram rumo ao Sesc onde seria apresentado o trabalho do Clube de Cinema Fora do Eixo.

Por volta das 16h30min, todos acomodados, o chimarrão circulando e os ilustres visitantes começaram sua fala. Ali foi explicado um pouco da história da SEDA. Desde sua origem em Cuiabá até a primeira edição do ano de 2010, realizada em Santa Maria. Conversa, projetos, vídeos…o Clube de Cinema Fora do Eixo é tanto responsável por alimentar a produção da Web TV Fora do Eixo quanto produzir e circular com as produções audiovisuais produzidas no Circuito. Isto, sem contar no incentivo ao cineclubismo em todos os pontos Fora do Eixo interessados.

É bastante trabalho, mas não faltou empolgação na fala e nas ações “dos Massa”. Eles representaram uma equipe composta por vários coletivos. Outro projeto apresentado foi o site Distribuidora de Vídeos, que ainda está em fase inicial sem domínio próprio. A idéia pretende, pelo menos a curto prazo, facilitar a escoação da produção audiovisual não só dos pontos Fora do Eixo, mas de todos os produtores interessados em facilitar o acesso de seu trabalho por meio da internet. A proposta é viabilizar toda esta produção em um portal, uma espécie de catálogo, onde os trabalhos podem ser assistidos ali oi baixados.

Um dos muitos resultados a comemorar foi a criação do Núcleo de Audiovisual do Macondo Coletivo. Uma idéia que está se formando e que, aguardamos, resulte em projetos interessantes para a cena local e nacional.

Projetos, idéias, projeções para o futuro e até uma discussão mais acalorada, o último dia da 1 SEDA de Santa Maria teve um saldo muito positivo para quem participou. A troca de tecnologia e experiências, uma conversa sincera e amizades são alguns dos muitos pontos fortes do evento.

Texto: Igor Müller

Fotos: Marcelo Cabala

Anúncios

Sobre Macondo Coletivo

Associação de Produtores Independentes Macondo Coletivo.

Uma resposta »

  1. Léo disse:

    Muito legal gente! Envia um link pro grupo do Clube de Cinema pra divulgar gente!

    Bah saudade de todos gurizada!

    Léo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s