No final de semana passado, nos dias 09 e 10 de outubro, o Macondo Coletivo realizou mais uma etapa das prévias do Festival Macondo Circus 2009 – Música & Cultura Urbana. Numa ação que envolveu parcerias locais – como a Secretaria Municipal de Cultura, o Cuíca – Cultura Inclusão Cidadania e Arte e o Centro Social Marista do Bairro Nova Santa Marta – e nacionais – a Prefeitura de Recife -, uma série de atividades ocupou os dias e as noites da sexta e do sábado.

Já pela manhã de sexta, na Estação Férrea, uma oficina de iluminação com base no reaproveitamento de materiais recicláveis foi ministrada por Cláudia Schulz, integrante do Macondo Coletivo, e contou com a participação de 10 alunos do Centro Social Marista. Da atividade, resultaram alguns spots artesanais que foram doados à escola do CSM, no Bairro Nova Santa Marta.

Oficina de Iluminação (Foto: Atílio Alencar)

Oficina de Iluminação (Foto: Atílio Alencar)

No período da tarde, Judá, percussionista da banda pernambucana Nuda, apresentou os rudimentos de alguns ritmos regionais do nordeste para os alunos do Cuíca, uma associação que trabalha formação musical com comunidades periféricas em Santa Maria. Resultado do encontro: uma batucada animada fundindo maracatu e ritmos do sul, que coloriu o dia na Estação da Gare.

Durante a noite da sexta-feira, três bandas tomaram o palco do Macondo Lugar: a Subtropicais (Porto Alegre), Rinoceronte (Santa Maria) e AMP (Recife). Casa lotada para assistir bandas importantes da nova música brasileira, clima de empolgação imperando entre banda e público e performances arrebatadoras dos músicos coroaram a noite.

Nuda (Foto: Estela Fonseca)

Nuda (Foto: Estela Fonseca)

No sábado, as atividades começaram durante o crepúsculo. A santamariense Pele de Asno destilou seu post-rock num set intimista, para uma platéia atenta às ambiências etéreas elaboradas pela banda.

Saturno Experiment (Santa Maria), Nuda e Julia Says (ambas de Recife) garantiram o encerramento em grande estilo das prévias do Macondo Circus 2009, com boa resposta do público e mais uma seqüência de bons shows no palco do Macondo Lugar.

Agora, fica a expectativa para as noites principais do festival, que se realizam nos dias 3, 4 e 5 de dezembro. E desde já, fica a certeza de que mais bandas interessantes passarão por aqui…

Anúncios

Sobre Macondo Coletivo

Associação de Produtores Independentes Macondo Coletivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s